quinta-feira, 22 de março de 2012

Duas perspectivas da mesma coisa

"Com uma arbitragem correcta o resultado teria sido o mesmo"
Pinto da Costa a 19-03-2012 em comentários acerca do clássico na Luz para o campeonato.

"[Árbitro] teve influência no resultado"
Pinto da Costa a 20-03-2012 em comentários acerca da meia final, na Luz a contar para a Taça da Liga.

Para o presidente do FCPorto ao que parece os dois últimos jogos que opuseram o Benfica à sua equipa foram tão diferentes a ponto de em dois dias ter duas opiniões - uma para cada jogo.
Recorde-se que no primeiro jogo o Benfica perdeu por 3 a 2 sendo que o ultimo golo do Porto foi apontado em posição irregular. No segundo jogo o Benfica venceu pelo mesmo resultado (3 a 2) e depois de todas as repetições não se encontram casos da arbitragem que pudessem influenciar o resultado, salvo a chuva de golos que os encarnados apontaram de bola parada à baliza do Porto -  segundo declarações do treinador dos azuis e brancos, Vítor Pereira.
Isto de ir à Luz e perder justamente é coisa difícil de digerir à estrutura portista! 
Inclusive, uma das últimas vezes que isto aconteceu, a estrutura plástica (carinhosamente apelidada de túnel da Luz) e um Stewart ficaram com as marcas dos pítons dos jogadores que vestiam de azul. 
Não há respeito nenhum, uma coisa é fazer cumprir as regras do futebol e outra, completamente diferente, é manter a tradição. E foi aí que as duas arbitragens se distanciaram, Artur Soares Dias optou por um método enquanto Pedro Proença seguiu o seu habitual estilo de comando como já em 2009 o fazia quando assinalou um pénalti (que diga-se, só ele viu) por falta de Yebda sobre Lucho e que culminou num empate final a uma bola. 
É bom constatar que passados alguns anos as tradições ainda se mantém, com a simples diferença de que em 2009 o Porto (ou Proença) lutou para conseguir o empate e em 2012 o Porto (ou Proença) lutou para conseguir a vitória. De ano para ano a romaria cresce!

Por outro lado, Leonardo Jardim treinador do SCBraga que nunca que se assumiu candidato ao titulo de Campeão Nacional e sempre afastou os objectivos do clube desse mesmo lugar, talvez receando que tal afirmação colocasse a equipa debaixo de grande pressão, ou receio de alguma particular sanção do clube-mãe, assume agora que o objectivo do Braga é chegar à final da Taça da Liga onde se lhe opõe um Gil Vicente que derrotou o Sporting por 2 a 0 no último jogo. "No Braga não existem primeiros ou segundos objectivos. Existem objectivos, simplesmente", claro está que para o Braga se existissem primeiros ou segundos objectivos não existiriam objectivos, mas como existem objectivos é sabido que deixa á partida de existir primeiros ou segundos objectivos. É tudo uma questão de formatação há quem prefira enumerar objectivos e há quem com receio de alguma coisa, talvez de números, se decida por apenas marcar os objectivos. 
Manias!

Ao que parece as arbitragens duvidosas, que alguns classificam até como vergonhosas, já chegaram a Espanha, sendo que eu gosto de ser uma pessoa equilibrada fico-me pelo primeiro adjectivo. 
No jogo de ontem que opôs o Villareal ao Real Madrid houve um pouco de tudo - há árbitros que não fazem por menos. Jogadores vêem cartão amarelo por cair e ficar a sangrar, segundo novas leis, as zonas Espanha em que se proibiu a morte de touros em campo proibiu-se também no futebol os jogadores de sangrar. 
Jogadores levam dois cartões amarelos e não são expulsos, claro sinal que a Espanha atravessa uma crise cada vez maior, visto que até agora só o Barcelona tinha direito a ver jogadores expulsos ao terceiro amarelo. 
Depois disto fica-se com a sensação que aquele arbitro só mostraria o cartão vermelho caso houvesse um homicídio em campo. Aguardam-se assim desenvolvimentos sobre uma possível detenção de Rui Faria, José Mourinho, Ozil e Sergio Ramos. Eu arriscaria acusados de associação criminosa e terrorismo!

ASR

Sem comentários:

Enviar um comentário